terça-feira, 7 de julho de 2009

Seria triste se não fosse cômico

Força na peruca e leia até o fim!

Acordar hoje foi, no mínimo, estranho. A cama estava ótima. O colchão é confortável, apesar de não gostar muito dos de mola. Mas não estávamos no nosso país e, pior, 4 horas na frente dele. Levantamos cedo para o primeiro dia de aula em Londres. Na nossa residência (que é como um albergue de estudantes) pagamos uma quantia (exorbitante, diga-se de passagem: coisa de 15o libras por semana - aqui tudo é pago por semana e não por mês como no Brasil) e temos direito de tomar o café e de jantar, pontualmente, às 7 e meia da manhã e seis da noite, respectivamente. So, thank´s God, o breakfast inglês não foi tão ruim como disseram. É verdade que existem aqueles alimentos que pra nós brasileiros fazem a alegria apenas do nosso almoço, jantar ou happy hour, tais como feijão branco, salsicha, bacon, batata, cogumelo (champignon), torradas e ovo (bleeeh). Tinha isso, mas tinha também pão de forma integral, pãezinhos quentinhos, queijo, cereais e frutas (por falar nelas, são terríveis. O kiwi é a mesma coisa, claro. Mas, o abacaxi. Genteee, é bem mais doce. Chega a ter gosto de passado. A maçã, nem bicho come. Detesto aquelas maçãs açucaradas e a daqui chega a doer). Fomos então, após nosso café, caminhando para a escola com um mapa, nos dado pela professora ontem, em mãos. Claro, of course, que teve que ter uma ajudazinha básica de uma londrina muito simpática. Ela foi caminhando com a gente e nos contando a vida dela. Ela estava levando seus dois filhos pra escola. E por falar em filhos, fiquei impressionada como têm crianças de carrinho por aqui. E o mais legal é que quem passeia com elas são os PAIS. Sim, os espécimes masculinos mais caricatos que já vi na vida. Tipo, coisa de filme: bem brancos e de cabelos claros, andam com os filhos no carrinho e sacolas de compras de supermercado a tira-colo. Levam eles para almoçar nos restaurantes. No hall desses já até tem lugares para estacionarem seus carrinhos. Será uma miragem?As mães devem ser autoexecutivas e eles os "dos lares"(hei de descobrir e voltar aqui pra lhes contar). Enfim, depois de 20 minutos de caminhada, chegamos à escola. Pegamos nossos horários dessa semana e da semana que vem (mais uma coisa que acontece por semana) e vi que, além de não estudar mesmo com a minha irmã, estava na primeira turma da escola (Elementary I) e teria aulas o dia inteiro em alguns dias da semana. Hoje eu não tive pela manhã e minha irmã teve o dia todo. Fiquei no pc da escola e meus olhos fechavam por causa do fuso horário. Quando olhava para cima via uma janela enorme (a minha escola é linda, arejada e fica no meio de muitas árvores e esquilos que passeam pelos jardins) e a todo momento me deparava com uma surpresa dos "ares" londrinos. A cada meia hora ou menos, JURO, o sol surgia e logo depois a chuva caia. Impressionante como o tempo muda por aqui em questões de segundo. E é o dia inteirinho isso. Andar sempre com um guarda-chuva na bolsa, em Londres, é LEI (compramos um hoje por 99p (cents).Eu um rosa pink e Mari um vermelho de poás brancos. E eu quero mesmo matar a Ludi que mandou não trazer muitos casacos. Na verdade ela mandou eu trazer um grosso, mas não trouxe com a esperança de comprar um aqui tipo bbb: bom, bonito e barato, e agora só me falta o tempo, porque o frio tá de sobra). Almoçamos bem perto da escola em um restaurante chamado Giraffa (não é o Girafas daí, não). Comi a melhor salada da minha vida com alface, pedacinhos de abacate, queijo, um molho perfect e frango grelhado. Muito boa e, por 7 libras, ganhávamos o suco. Alguém aí sabe o que é grapefruit? Eu e minha irmã não sabíamos e pedimos, achando que estávamos abafando, o suco podre . Fazer o quê? "De graça" até suco de grapefruit, aquela fruta que parece uma laranja gigante e que tem gosto de podre (não se esqueçam disso). 7 libras ainda está caro. Mas, hoje foi apenas o segundo dia e temos que aprender as manhas de um brasileiro poupando em Londres. Bom. Vamos ao título deste post: seria triste se não fosse cômico o que aconteceu na minha aula. Éramos cinco (seis com o professor. Toby. Quase escandinavo de tão branco) uma russa, eu e três espanhóis. Imagine cinco analfabetos na lingua inglesa. Imaginou? Somos nós. Nice to meet you! Nós não conseguíamos formular uma frase. Tirando aquelas básicas que até um analfabeto ai no Brasil sabe falar e, pior, o que significa. Os sotaques dos espanhóis no inglês é triste. A russa, tadinha, sem comentários. O professor ficava roxo e não sabia mais o que fazer pra entendermos o que ele falava. O inglês britânico é luxo puro, mas só o entendemos em slow motion. Fiquei triste, mas analisando bem, acho que dos quatro eu era a menos pior ali. Deu uma pontinha de felicidade e esperança. But, tem noção que estou na pior turma da minha escola? Aiaiii. Mas o melhor é o senso de humor de cada um de nós, que ríamos sem parar das nossas próprias gafes, más interpretações e completo analfabetismo. Não disse? Seria triste se não fosse cômico... Sobrevivi. Após a aula, eu e hermana passamos em um supermercado, compramos biscoitos, Skittles e uma Budweiser para as duas, em comemoração à chuva intensa do minuto que caia lá fora e o segundo dia nessa terrinha que me pareceu bem simpática até onde meus olhos ainda alcançaram. Ao menos voltamos para casa semi- secas, porque compramos nossos guardas-chuva bacanas e personalisados, ha! Jantamos macarrão com molho de frango. As coisas aqui parecem ser temperadas com mel, de tão doces. Não podíamos pegar coisas do refeitório e trazer pro quarto, mas assim o fizemos. Hermana enfiou a maçã inglesa e manteigas pra passar no biscoito debaixo da blusa, e fomos embora (antes tivesse deixado a fruta lá, porque metade foi pro lixo hahaha).Que feio, hein? Diria minha mãe. Mariana foi para o Church Pub, que fica bem perto de onde estamos, com nosso amigo novo espanhol que é a cara do Paulo Ricardo e eu não fui. Fiz meu homework com a esperança de amanhecer menos analfabeta pra aula de amanhã. Ainda não deu tempo de fazer o tour por London, amanhã temos aula de nove e meia às 5 da tarde. A noite vamos em uma festa que a escola está dando: 5 libras por 4 horas da nossa primeira diversão em London City. Oh, men! Nós merecemos! HAHAHAHA!!!

Saudades...

4 comentários:

  1. Esqueci de uma coisa, a FÉ e quem fará a ligação entre o que você "é", para o que "deseja". A intensidade e velocidade será imprimida por você. "Pense nisso"
    Muinto 10 seu Blog dei uma lida geral, não conhecia mesmo, esse seu lado, nem imaginava.

    ResponderExcluir
  2. Querida filha Flávia!

    Como é maravilhoso um texto escrito com tanta fluidez. Estou vivenciando cada momento e sorvendo cada palavra com encantamento.
    Mesmo que você diga que não consegue falar inglês saiba que será apenas para acrescentar, porque você já é perfeita no português.

    BELIEVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    KISS OF YOUR MOTHER

    ResponderExcluir
  3. Ei minha priminha querida...
    Estou muito feliz por poder ver o quanto vc está crescendo com esta nova experiência...
    Quero que saiba que estou daqui torcendo muito por vcs... aproveitem bastante e aprendam ao máximo... tudo vale a pena... com certeza a dificuldade que está sentindo agora será apenas cómicas recordações no futuro... quando vc menos esperar estará fera...
    Pode deixar que mesmo estando longe estarei acompanhando seu Blog...
    Beijos e saudades eternas... Sil Vida
    Saudades eternas

    ResponderExcluir