terça-feira, 14 de julho de 2009

"Um homem precisa viajar", já dizia Amyr Klink...

... e duas irmãs, também.


Vou começar o relato de hoje com este pequeno texto de Amyr Klink que ganhei em um papelzinho enrolado da minha tia Ana Paula (a mais- que- linda responsável pela organização dessa nossa viagem) antes de vir para cá:

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.

Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver."

Lindo. Quando o li pela primeira vez, tomada pela emoção pré-viagem foi apenas isso que achei dele. Hoje, após uma semana (exatamente) longe de casa, digo mais: lindo e verdadeiro. Um homem precisa viajar pra dar valor a tudo o que tem em casa e na vida. E duas irmãs que moram com os pais em uma casa confortável e sempre tiveram tudo em mãos, também. Hoje senti muita, muita e muita falta da minha casa (sei que vocês devem estar imaginando: "mas, só tem sete dias que elas estão lá". Ah, é? Então larga tudo aí e vem cá pra você ver do que estou falando). Depois da aula fomos fazer compras. Primeiro passamos em uma grande drogaria da região, a Boots (semelhante à nossa Araújo). Até aí, excelente (tirando a compra- surpresa do dia (que é como eu e minha irmã chamamos aqui aquelas coisinhas que compramos achando que estamos abafando e quando vamos usar, ou comer, ou passar, sei lá, levamos aqueeeele baque, já que não era nada daquilo que imaginávamos que fosse. Mas, depois explico melhor essa parte). Compramos produtos de beleza que estavam faltando, tais como removedor (sim! já me sinto em Londres com as unhas sem fazer. E pra quem me conhece, sabe que isso é um sacrifício ENORME para mim. Ai, que saudade de acordar às 8 da manhã para ir no salão. Que saudades das minhas manicures. A unha aqui é 20 libras e fazê-las implica em um gasto fora de cogitação pra mim); secador de cabelo (mesmo que não faça escova no Brasil, eu recomendo trazer um, já que aqui é muito frio e sair com cabelo molhado é um pulo (de esquilo!kkkk (mais abaixo você vai entender porque) para uma gripe); coisas de maquiagens e para mulheres, isso inclui, claro, coisas essenciais como um protetor labial. Sim! Isso aqui, por causa do frio, é muito importante. Se forem como eu e minha irmã que só da brisa leve da noite de Maceió, por exemplo, temos todos os lábios cortados, me segue que você brilha. Agora, atenção para o diálogo no ato da compra -surpresa: -Caraaaca, Flávia! Dois protetores labiais por 1,70 pounds? Nossa! Que demais. Vamos levar. (Economia, baby! Essa é a palavra de lei por aqui).
-Ok! Eu levo o de morango (Uhmm! Cheirooso) e você o de menta.
-É, o de morango tem mais saída. (olhando para a caixinha onde estavam depositados o desse sabor já vazia e comparando-a com as outras mais cheias). Deve ser o melhor. Sem dúvidas!
-Fechado!
Perceberam a alegria de duas pessoas com a boca estragada pelo frio de Londres ao comprar dois protetores por tão baixo preço? Pois bem. Mas, tenha calma que ainda não chegou a hora de contar o que nos causou o baque. Caaalma!!! Continuando. Daí, depois da compra na tal da Boots, fomos ao SUPERmercado 99p. Realmente, minha gente, Mariana estava no seu território. Os olhos da pessoa brilhavam (aí no Brasil, do mesmo jeito que sou viciada na Boticário pra maquiagens ou no salão de beleza pras minhas unhas, a Mariana é em lojas de
1, 99. E digamos que o 99p seja similar às lojas de 1,99 daí). Deu a louca na pessoa e ela comprou copos, vasilhas para guardarmos nosso lanche da noite (ela pediu pra falar agora do nosso lanche-presidiário: como nossa última refeição na residência é no jantar, às 18h, tivemos que comprar cream cracker para comer se a fome apertar. Daí, ficamos eu e ela comendo o biscoito com a manteiga "pega emprestada" no refeitório com tomando água. Delícia. Pra quem comia pão com esse mesmo líquido, simplesmente porque gostava na casa da vó (eu mesma, por quê? Vai encarar, é?), isso é fichinha. Voltando ao supermercado, chegava a tão esperada hora do sabão em pó e amaciante. Putz! Que vontade de ligar pra minha mãe nessa hora. Mas, eu não tinha telefone. E também, depois pensei bem, que se eu tivesse, teria que ligar era pra Dilma (a moça que toma conta lá de casa. Que saudade dela!) porque minha mãe não ia conseguir me ajudar meeesmo (kkkkkkkkkkkkk. Boa essa né, mãe?). (SE BEM QUE ELA QUEM FAZ AS COMPRAS MENSAIS LÁ DE CASA. OH! NEVERMIND!) Daí, bateu a primeira saudade. Caraca. Difícil escolher um sabão em pó, ainda mais em outro país. Mas, o pior está por vir: lavar a roupa. Mas, deixemos de sofrer por antecedência. Ainda não está na hora de lavar roupas. É preciso juntar bastante, já que vamos pagar 1 pound pra cada lavada. Enfim. De verdade, se você vier pra Londres o paraíso é a 99p. Compramos sabonete (etc e etc) e não chegou a nem 10 pounds. Excelent!! Descemos para casa. A sacola tava pesaaada. Que saudade do meu carro! Que saudade das compras mensais que meu pai e minha mãe fazem sozinhos e que só ajudamos a transportar do carro à cozinha. Que saudade de não gastar meu dinheiro em coisas do tipo: absorventes, sabonetes e sabão em pó. UNF! Chegamos no quarto. Onde vamos guardar tantas coisas em um quarto-e-banho que mal tem ganchos pra pendurar toalhas? Que saudades dos armários da cozinha e da lavanderia lá de casa. O secador que compramos é melhor do que o que eu trouxe, 11 pounds e beeem mais potente. Sabe aquele negocinho que aí no Brasil compramos para fechar sacos de biscoitos? Ahh! Aqueles negocinhos que enroscam e que fecham o saco de pão de forma? Então. No secador veio um desses. Eu ia jogar fora, mas quando a Mariana viu isso, ela fez um escâaandalo: "Nãooooo! Não jogue fora! Isso vai ser útil um dia. Podemos fechar nosso saco de cream cracker." Ai, genteee! Isso é sério. Muito sério. Que saudade da minha geladeira. Do meu fogão e microondas que podemos usar a qualquer momento. Enfim. Acredito que a cada dia aqui eu concordarei ainda mais com Amyr Klink quando diz que viajar é preciso. Sei que é apenas o começo. Faltam meses de amadurecimento e vários perrengues, mas vai valer a pena. Nós sabemos que vai. E quero mais é que surjam as dificuldades. Afinal de contas, não vim pra cá só pra aprender o inglês. Dessa forma, o pequeno texto nos dado com tanto carinho pela minha tia, fica mesmo cada vez mais lindo e verdadeiro.

E por falar no tal do inglês, o meu continua o mesmo, porém um pouco mais sem-vergonha kkkkkkk. Agora, tenho menos vergonha de errar e falo meeesmo. Estive pensando. Se você faz inglês aí e quer um dia vir pra aprender ou praticar, prepare-se para o choque, porque é beeem diferente. Claro que o que muda são as facilidades, os medos e as inseguranças, que, para quem sabe são muito menores. Mas, estar em um país tão diferente e de língua diferente da sua, na prática é bem mais complicado do que na teoria. Eu ando oscilando entre acreditar que vou dar conta de aprender e em não acreditar e querer desistir. Estudar é importante e praticar o inglês aqui também. Hoje foi um dia da boa oscilação. Entraram 4 novos estudantes na minha sala e eu fiquei sisi (abreviatura para "se achando" usadas por minha mãe e Mariana para as pessoas que se acham “o último biscoito do pacote”) porque eles não falavam e não entendiam NADA, portanto eu poderia falar do jeito que eu quisesse que eles não iam entender mesmo para me corrigir kkkkkkkkkkk. O que na realidade é ruim aqui, porque os puxões de orelhas são essenciais para o aprendizado completo. Falando nesses puxõezinhos de orelha, hoje eu levei um do diretor da escola. Lembram do questionário que respondemos que perguntava o que estávamos achando das aulas, da residência e da chegada? Pois então. A bonitona aqui marcou na pergunta sobre a classe (você está de acordo com o nível de sua classe?) um gigantesco NÃO. kkkkkk. O que aconteceu? Ele me chamou pra perguntar Why, Flavia? (sempre odiei que escrevessem meu nome sem acento. E aqui é assim. Ok!) Aiaiiii. Não me pergunte isso, Viv (o nome dele é esse), porque só saberei que na resposta tem que ter Because... (por coincidência aprendi isso na aula de hoje). Depois tentei explicar. Eu quis dizer que era ruim uma pessoa que não sabe nada ficar com quem também não sabe, porque daí não há conversa na sala e é ruim para a aprendizagem. Então ele mandou: Your grammar is very bad e você tem que ficar nessa turma pra aprender e ir subindo aos poucos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. I know, “coisa vida” (como diria a filhinha da minha amiga Rê quando na verdade quer falar “poxa vida”). Não precisa ofender hahahahaha. Falei que entendia, pedi desculpas e fui embora almoçar. Mariana teve aula de tarde e eu não! Dormi um pouco, estudei. Estamos na sala da residência com nosso amigo brasileiro, um iraniano, um indiano, um francês e uma italiana jogando UNO (vocês acreditam pessoas da Doppia? UNO. Sim! UNOOOO. Igualzinho o das nossas jogatinas do Brasil kkkkkk). Muito bom pra aprender o inglês. Mas, confesso que estou cansada demais. As diferenças de comidas, horários, cultura, costumes e língua nos cansam de verdade.

A compra-surpresa:
abrimos nosso super protetor Lipsalve, dois por 1,70, um de morango (Uhmm!Delícia) e o outro de menta. Passamos. Arrasamos! Meia hora depois sentimos um leve amargo na boca. Duas horas depois, a Mariana veio pro quarto escovar os lábios. Você já viu isso alguma vez na sua vida? Escovam-se os dentes e não os lábios. Mas, eu vi ontem. Putz. O que é issoooo nesse protetor labial? Muito, mas muito, muito amargo. Lembra aquele esmalte que a Avon fazia pra quem comia unha e não comer mais? É exatamente aquele gosto que ficou na nossa boca durante horas. Portanto, salvem-se quem puder do tal do Lipsalve (esse é o nome dele. Bleeehh!). Ele ia pro lixo, mas vou seguir o conselho da minha tia Ana Paula: levarei como souvenir de Londres e darei pra uma pessoa bem chaaaata. Se você ganhar um protetor labial by Londres, duvide desse meu gesto tão delicado, ok? Hahahahahahaha. Adorei! (Ou quem quiser dar de presente pra atual mulher de seu ex-marido ou atual namorada de seu ex-namorado, tô vendendo! Apenas 1.70 pounds e você ainda leva outro de brinde).

Sightseeing tour por Londres

Domingo Ludi nos levou para um tour por Londres. Conhecemos a Oxford Street (a rua das lojas bacanas e de marca de Londres, mas elas estavam fechadas e não sabemos o preço de nada, heinnnn?), a Trafalguar Square (praça com fontes e leões onde fica a National Gallery, uma galeria com quadros de Monet, Picasso e etc), London Eye (aquela "roda gigante com bondinhos" linda de Londres), o Big Ben (coisa emocionante de se ver, de tão lindo), Buckingham Palace (mas, não vi a rainha. A filhinha da minha prima pediu para tirar foto dela, acredita? Amandinha, ainda não tirei, mas ainda dá tempo, viu?) e Covent Garden (um bairro LINDO, PERFEITO e caro (infelizmente) de Londres que tem barzinhos na beira das ruas e um artista cantando no meio de um círculo de pessoas de váaarios países, claro (isso aqui em Londres é uma constante). Londres é imperioso. Suas construções são muito ricas. Detalhadas. Enchem nossos olhos. Mas, até onde os meus conseguiram alcançar, é sombrio. Triste. Tudo em tons de marrom, verde musgo, cinza. Mas, consigo, ainda assim, encontrar beleza nisso tudo. Na caminhada pela Praça do Palácio de Buckingham aconteceu uma coisa muito engraçada. Estávamos indo eu, Mari e Ludi rindo e conversando até, vendo a beleza do parque e da arquitetura de Londres quando, derepente, eis que surge um esquilo enlouquecido correndo em nossa direção. Correndo mesmo! A Ludi soltou logo um berro e o esquilo até freiou (pense em desenho animado. No barulho da freiada e na cara de espanto do bichinho. Pensou? Porque foi exatamente assim que aconteceu). Além de ser mais um esquilo que vejo, levarei na memória uma coisa que me deixou impressionada. Êita, bicho safado. Estava era querendo comida. Podemos dizer que o esquilo é pra Inglaterra o que os macacos são pro Brasil, no quesito malandragem, sabe? Mas, é muito bonitinho. Dava vontade de pegar nele. Parece ser “maciinho”. Pulava como uma pluma. Lembrei de uma barra de banana (mais uma das nossas compras-surpresas) que estava há décadas na minha bolsa. Só aí você já entende qual foi o baque dessa compra. Dei pra ele, que gracinhaaaaa! Ele vem na nossa mão pegar a comida. Mas, nem ele gostou da tal da barra. Kkkkkkkkkkkk. Ele preferia comer o pedaço de pão que o Macaulay Culkin em seus 12 anos (idêntico) dava pra ele. Passada a graça foi a vez de nos sentirmos em um filme de terror. No banco da praça tinha “um ser” inglês dormindo, sentado de cabeça baixa e braços cruzados. Uma mulher ou homem. Acho que era uma mulher. De preto. Imagine uma bruxa inglesa. Cabelos brancos, sobrancelhas e pele muito brancas. Imaginou? Compare com a foto abaixo. Iguais? Era a bruxa de Londres sentada na praça. Nem os mil turistas que estavam tirando foto do esquilo no seu pé, foram capazes de acordá-la. Ficamos imaginando se ela acorda nessa hora. Ela ia jogar seu feitiço em todos ou iria sorrir para as câmeras achando que era a nova atração turística do parque? Fico com a primeira. Afinal, fomos nós quem vimos a figura amendrontadora e fomos nós quem nos sentimos em um filme de terror. Clarooo que eu ficava olhando pra ver se ela estava respirando e claaaaro que falava: Ludi, Mariana essa pessoa está mooorta! Alguém aí já andou comigo no centro da cidade, e vendo aqueles pedintes dormindo na rua, ou seja lá quem for, me ouviu dizer isso? Ah! A Mariana já. Um milhão e quinhentas mil vezes...



Olha "o ser" do parque, genteee! O esquilo está sob a seta e estas pessoas, nunca vimos na vida.
Estavam tirando foto do esquilo. Infelizmente, não dá pra ver o sósia do Macaulay Culkin nelas.Dá um look na cara do sujeito de jeans.


Imaginem se ela acordasse? Mas, ela nem se moveu.



Hoje na aula eu tive que dizer do que estava sentindo mais saudades do meu país e da minha cidade. Eu falei e o professor resumiu: she´s missing everyone and everything. É. Ele tem razão...

PS: hoje eu vi formigas. Tem sim, aqui. E muitas.
PS2: quanto às fotos de Londres, aguardo ansiosamente a boa vontade de my sister para me passar as que já tiramos. Estou até pensando em comprar uma máquina pra mim. A dela é muito grande e toda vez tenho que ficar imploraaaaaando e implorando pra ela me passar as fotos (aqui ó pra você, sister: :P)

4 comentários:

  1. Oba chegou mais um capítulo do livro!!!
    É exatamente como comentei com você no msn, eu espero ansiosa o momento de ler seu blog, com se estivesse lendo um livro muito interessante e só tivesse tempo de ver um capítulo por dia.
    Quanto ao sabão você queimou meu filme. Seguinte seguidores(até rimou), quem compra e "sabe o que compra" sou eu e não a empregada, ela apenas usa, ok?
    Quanto a velha-boneca-de-cera-do-parque eu disse que vocês deveriam ter jogado a comida nela para os esquilos pularem em cima e assim vocês saberiam se ela estava viva ou morta,rs. Sacanagem...
    Um grande beijo para a minha escritora favorita!
    PS.: E a Mary não vai manifestar? Adorei as fotos
    Um beijo para a minha fotógrafa favorita!

    ResponderExcluir
  2. uehueheu...as formigas argentinas já deram um jeito de chegar ai =P
    seria esta mulher a morgana das crônicas de rei arthur?? =P
    torno a dizer, tamanho é o seu poder descricionário neste mundo de palavras que qdo li a parte em que narra o ocorrido com o esquilo não me aguentei de tanto rir com a cena que se fez em minha mente =]

    ResponderExcluir
  3. Vamos por parte:

    1º) nem sempre o produto com maior quantidade é o pior, pode ser que acabou de ser reposto. Neste caso é pra enganar turista!!! Mistura no fígado de boi que ele vira um ótimo jiló, pra quem gosta...rsrs

    2º) agora seus pais podem por você e Mari pra fazer compras de supermercado pra eles.

    3º) Flávia vai voltar com novas profissões, manicure dona-de-casa (desesperada..rsrs) lavadeira de roupa passadeira....Férias pra Dilma gente!!!!

    4º) pra que fazer unha??? Lavando roupa nada iria durar!!!

    5º) o Flavinhaaaaa, esquilo não pode comer comida industrializada não...Amanha você pode encontra-lo morto tadinho!!!!! Ta igual no Zoo que o povo da pro miquinhos estrela, açúcar refinado!!! Aiaiai aiaiai aiaiaia de avelãs, bolotas e castanhas...rsrs ai deve ser baratinho..rsrsr

    P.S. : não quero ganhar um protetor labial!!!

    Saudadessssssssssssssss!!!
    Beijos pra você e pra Mari!!!!
    Qualquer coisa grita!!!!kkkk

    ResponderExcluir
  4. A Amandinha espera anciosa a foto da rainha... e até falou outro dia que ia escrever para o programa do Geraldo Luís da Record (saudade da minha gente) prá ir para Londres encontrar com a Mariana e com a Flávia... KKKKKK.... A Juliana tá aqui em casa e a Amanda fala: Ô Mariana, Tia Flávia ñ, Tia Jú!!!!! ñ tem jeito ela tem quem puxar...(vovó Gracinha confude todos os nomes...)É claro que a Amanda ñ esquece de vcs... bjs...... saudades, Carol e Juliana de férias em Acioli, João Neiva, Espírito Santo, Brasil........ (sem enchentes... kkkkk)

    ResponderExcluir