segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Planos e tickets trocados...

... estamos voando de volta para o Brasil

Tudo resolvido. Planos e passagens trocadas, estamos voltando para a casa um pouco mais de um mês antes do previsto. Às vezes a vida nos prega peças. São essas as horas em que nós mesmos nos testamos. O que fazer com essas peças? Você pode desistir e não montar nada com elas, mas, você pode construir um castelo...

Fomos para Amsterdam no antepenúltimo fim de semana. Pense em um País louco. Então pense em Amsterdam. Você pode sentar em um café, pedir o menu e escolher qual o tipo de maconha que quer fumar (geralmente nesses cafés onde você pode fumar livremente, não vendem bebidas). Ou você pode ir na Red Light, uma rua, onde prostitutas dançam em janelas de vidro a espera de um programa. Quando acham algum aventureiro, fecham as cortinas, trabalham por dez minutos e tchau. Pronta para o próximo da fila. E a cidade é linda. Linda. Linda. Uma das coisas com a qual fiquei impressionada na capital da Holanda é a quantidade de gente que fala inglês por lá. Acho que não vi nenhum nativo que não falasse. Algumas pessoas, como minha guia, ou o velhinho que fabricava aqueles famosos tamancos de madeira holandeses, falavam SETE línguas. Por que será que no Brasil não vemos isso? Será falta de educação? Será a falta de oportunidades? Será falta de tempo dos que precisam trabalhar pesado pra sobreviver e de dinheiro também para estudar outras línguas? Enfim... Ficamos por lá quatro dias e quando chegamos, recebemos uma notícia vinda do Brasil. Minha vozinha linda precisa da gente lá agora.
Assim, essa última semana que se passou foi também a última na escola. Como de praxe, todos os que chegam nela e os que estão partindo, devem responder a um questionário com as perguntinhas básicas: o que achou da escola, nota para o ensino, etc. Ao preencher o questionário me dei conta de que ficamos lá por exatos 4 meses. Ao longo desse tempo, são incontáveis as experiências maravilhosas que vivenciamos.


Não estava mesmo em nossos planos ir embora por agora. Mas, planos melhores foram traçados para gente. Estamos voltando. Uma pessoa maravilhosa e preciosa precisa da gente agora, e nós, mais do que ela mesma, precisamos estar com ela. Estamos felizes por ter direito a essa escolha. Estamos felizes por ter vivido tanta coisa boa. Nunca esqueceremos os medos iniciais, as brigas homéricas contra o inglês, a adaptação com a diferente cultura, as novas amizades, a felicidade de cada descoberta, a dor e o sabor da saudade e de cada conquista, a cultura adquirida com as conversas dentro de sala, cada divertimento vivido e as nossas inesquecíveis e maravilhosas viagens à Paris e Amsterdam. O que levo disso tudo que vivi aqui é incalculável. Aprendi que sou dona da minha própria vida e que o meu caminho sou eu quem faço. Hoje sei que sou capaz do que nunca imaginava ser, aprendi a estar comigo mesma, a me sentir especial e a gostar disso (sentir a verdade em cada abraço ao contar o motivo da nossa repentina partida e ouvir coisas boas de levar pra sempre no coração e na alma, só me fez confirmar isso). Descobri que realmente a vida é curta e o mundo é pequeno (Small World! Você pode dar a volta nele se quiser), que algumas pessoas te surpreendem e, mais do que importante, não importa onde você esteja, sua família é seu ponto de partida, seu ponto de chegada, tudo aquilo que mais importa na sua vida. Eles sim continuarão esperando por você, não importa a decisão que tenha tomado, não importa o caminho que tenha escolhido seguir, eles estarão sempre de braços abertos esperando, sem maiores julgamentos, apenas felizes por sua chegada. Por isso, estamos voltando. Porque é recíproco e porque estamos absolutamente certas de que o que queremos agora é nos envolver nesses braços e começarmos, juntos, a construção de mais um castelo.

Já estamos indo vozinha. Porque a amamos demais. E queremos estar do seu ladinho, assim como esteve sempre do nosso, desde quando nos entendemos por gente. Estamos indo, porque queremos ouvir seus casinhos e rir deles com você. Comer suas comidinhas gostosas, uhmmm, te encher de muitos beijinhos, abraços, cafungadas no cangote pra sentir seu cheirinho e dizer no seu ouvidinho que não precisa ter medo, porque tudo vai dar certo. Tudo.

E não! Esse não é o fim. Esse sim é o GRANDE começo.

"Não sei se estou perto ou longe demais, se peguei o rumo certo ou errado. Sei apenas que sigo em frente, vivendo dias iguais de forma diferente. Já não caminho mais sozinha, levo comigo cada recordação, cada vivência, cada lição. E, mesmo que tudo não ande da forma que eu gostaria, saber que já não sou a mesma de ontem me faz perceber que valeu a pena." (Thais S.G)

Ô! E se valeu...

Obrigada PAI, obrigada MÃE! Vocês são nossos tesouros.
Jamais iremos esquecer o que fizeram e continuam fazendo
por nós. Amamos vocês :*)



;*)

2 comentários:

  1. Liiiiiiiiiiindo, como sempre!!!
    Pois é filha, sei que vocês serão um grande apoio para sua avó e para mim.
    Claro que vocês trarão, além das malas, uma grande bagagem cultural para toda a vida.
    Venha, estamos aqui de braços abertos.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. oi flávia, acabei de terminar de ler o blog inteiro,
    a gente não se conhece, mas quero muito falar com vc, me add no messenger, se possível: fernando.carani@hotmail.com

    =]

    ResponderExcluir